quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Marcos Tavares - Depoimento




O depoimento gravado em fita VHS de vídeo foi exibido em um telão que fazia parte da Exposição Itinerante do IV Centenário da Paraíba, ocorrida em 1985. Com recursos limitados da emergente tecnologia do videocassete, o documento vale pelo ineditismo e pioneirismo contido na iniciativa, de 29 anos passados.
Severino Marcos de Miranda Tavares nasceu em Ingá do Bacamarte - Paraíba. Suas atividades literárias começaram em João Pessoa com a fundação do Grupo Sanhauá, que reunia jovens poetas, pintores e escritores. Jornalista, foi editor do Diário da Borborema, passou pelo jornal O Norte e depois pelo Correio da Paraíba e Radio Tabajara.
Publicou vários livros de poesia, entre eles os primeiros: “Fuzuê e Finados”, “Dual dos Incriados” e “Hoje a Banda não sai”, além de textos para teatro.
Uma nota de José Nêumanne Pinto, diz sobre Marcos Tavares: Corria o ano de 1967 e Carlos Aranha levou para o Teatro Municipal de Campina Grande o espetáculo Despertar do Medo, escrito por Marcos Tavares e musicado por Marcus Vinicius de Andrade, os dois membros do Grupo Sanhauá. Foi aí que tomei conhecimento da existência do magnífico poeta Marcos Tavares, por cuja obra Dual dos Incriados, a respeito de Lampião e Antônio Conselheiro, devoto paixão juvenil até hoje. Desde sempre Marcos Tavares foi sinônimo de excelência poética e teve, ao lado de Sérgio de Castro Pinto, da mesma geração, papel seminal em meu ofício bissexto de poeta. 
No elenco da peça O Despertar do Medo, atuavam: Roosevelt Sampaio (Xuxa), Maria Enilda Vieira, Jaira Rego, Marcos Tavares e Guy Joseph.



2 comentários:

  1. O que prejudica Marcos Tavares é o cuba-libre. Se ele bebesse uísque escocês talvez fosse menos amargo. Mas deixa ele assim. Mesmo com aquele troço escuro no copo, ele é genial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rona, esse é o nosso Marcos Tavares, ao mesmo tempo em que produz coisas geniais, se entrega ao cuba-libre(?) de forma sistemática e antiga. Se ele dirigisse automóvel, teria um Gordini.

      Excluir

Sinta-se a vontade para comentar, criticar, sugerir e até elogiar se lhes parecer justo. Antecipadamente, agradecemos!