terça-feira, 20 de maio de 2014

Fernando Teixeira - Esparrela


Fernando Teixeira, em 2009, apresenta o monólogo Esparrela em Bananeiras-PB.



O Grupo de Teatro Bigorna comemora seus mais de 40 anos de atividade teatral na Paraíba, apresentando o monólogo Esparrela, com texto, direção e atuação de Fernando Teixeira.
A estréia da peça em maio de 2009 também marcou a inauguração da sala preta do grupo Bigorna, localizada no antigo Cilaio Ribeiro (Centro Cultural do Terceiro Setor Thomas Mindelo), na praça Aristides Lobo, s/n, no Centro de João Pessoa.
Desde sua estréia, Esparrela tem conquistado o púplico e a crítica especializada por onde passa. Foi convidado para participar da etapa Paraíba do Festival Palco Giratório 2009, em setembro deste ano, em Campina Grande. Em outubro foi um dos convidados do Festival Aldeia Sesc - Uma Ação do Palco Giratório, em João Pessoa. Em novembro o espetáculo realiza três apresentações como convidado da Mostra SESC Cariri de Artes.
Paralelamente, o monólogo de Fernando Teixeira circulou pela Paraíba até o mês de dezembro. A circulação é através de projeto contemplado no Programa BNB de Cultura, que conta ainda com o espetáculo infantil "Volver e Fazer", dirigido por Fernando Teixeira.

* “Em sua Esparrela, Fernando Teixeira nos propõe um exercício de perceptivo calcado na imaginação. Nesse jogo, sabemos o tempo todo que está diante de nós o ator, desnudado de recursos e basicamente com seu corpo como instrumento de trabalho. Temos a plena noção de que a realidade concreta não se põe mais do que tablado, um tambor, e um ator, mas nesse espírito imaginativo apraz-se de tal maneira que, por vários momentos, os olho e os ouvidos insistem em convencer-nos de uma nova realidade, impondo-nos uma dúvida: será um homem isto que se coloca diante de nós?”,

*Por José Tonezzi – Professor Doutor do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar, criticar, sugerir e até elogiar se lhes parecer justo. Antecipadamente, agradecemos!