sábado, 3 de maio de 2014

Walter Carvalho - Cineasta

Walter Carvalho com o fotógrafo Guy Joseph - Captação digital - câmera com 1 megapixel

Walter Carvalho durante o Cineport de 2007                                         ©Guy Joseph/2007
Walter Carvalho e Silva nasceu em João Pessoa - PB, em 14 de abril de 1947. Iniciou-se no cinema por influência do seu irmão, o documentarista Vladimir Carvalho, nos anos 1960. Sua primeira experiência no cinema é como assistente de câmera de Rucker Vieira no documentário curta metragem Os Homens do Caranguejo – ou a Propósito do Livramento, em 1968. No mesmo ano muda-se para o Rio de Janeiro para fazer a ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial. Sua estreia como fotógrafo cinematográfico acontece em 1972 no curta Incelência para um Trem de Ferro, direção do irmão Vladimir Carvalho. Chega ao longa em 1977, no filme Que País é Este?, de Leon Hirszman. A partir dos anos 1980, torna-se um dos fotógrafos mais requisitados do cinema brasileiro, assinando filmes importantes como Terra para Rose (1988), Terra Estrangeira (1996), Central do Brasil (1997), Abril Despedaçado (2001), Veneno da Madrugada (2004), Chega de Saudade (2007). Pelo seu trabalho de fotografia no curta Passadouro, em 1999, recebe diversos prêmios nacionais e internacionais de melhor fotografia. Trabalha com destaque também na televisão, nas minisséries A Máfia no Brasil (1984) e Agosto (1993), e na novela O Rei do Gado (1996), sob a direção de Luiz Fernando Carvalho. Entre os mais de 40 prêmios que já recebeu, destacam-se os troféus em festivais internacionais voltados para fotografia, como o Camera Image, na Polônia, com o Golden Frog por Central do Brasil (1997), o Festival da Macedônia, com a Câmera de Prata por Terra Estrangeira (1996) e duas Câmeras de Ouro, por Central do Brasil (1997) e Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho. Por este filme recebe ainda os troféus de melhor fotografia nos festivais de Cartagena e Havana, o prêmio da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e o Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro. Paralelamente a carreira de fotógrafo, estreia na direção em 1978 no curta MAM- SOS. Chega ao longa em 2001 com Janela na Alma, codireção e João Jardim, Cazuza – o Tempo Não Pára (2004), codireção de Sandra Werneck e Budapeste (2009). É um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. 
Filmografia: 1972- Incelência para Um Trem de Ferro (Curta Metragem); Velho Chico, Santo Rio (Média Metragem); 1973- A Gaiola de Ouro (Custa Metragem); 1975- Anatomia do Espectador (Curta Metragem); Quilombo (Curta Metragem); Viola Chinesa – Meu Encontro com o Cinema Brasileiro (Curta Metragem); 1976- Abre-te Sésamo (Curta Metragem); 1977- Brinquedo Popular do Nordeste (Curta Metragem); Jorjamado no Cinema (Curta Metragem); Memória Goitacá (Curta Metragem); Pankararu no Brejo dos Padres (Curta Metragem); 1977/81- Que País É Este? (Brasil, da Nação, do Povo) (Inchiesta Sulla Cultura Latino-Americana: Brasile) (Brasil/Itália); 1978- Boi dos Reis (Curta Metragem); Dia de Erê (cofotografia/ Ronaldo Forster); Nelson Pereira dos Santos Saúda o Povo e Pede Passagem (cofotografia/Hélio Silva, Sérgio Lins Vertis, Paulo Jorge de Souza e José A.Mauro); Substantivo (Curta Metragem); 1979- Cinema Brasileiro e Sua Comercialização (Curta Metragem); MAM - S.O.S. (Curta Metragem) (diretor de fotografia.); Waldyr Onofre (Curta Metragem); 1980- Boi de Prata; Cinema e Futebol (Curta Metragem); A Construção do Som (Curta Metragem); O Pulo do Gato; Tempo Quente (cofotofografia/ Douglas Lynch); 1981- Cinema: Embaixador do Brasil (Curta Metragem); (cofotografado por Tuker Marçal e Chico Drummond); Cinema, Infância e Juventude (Curta Metragem); Em Cima da Terra, Embaixo do Céu (Curta Metragem); O Homem de Areia; Jubileu (Curta Metragem); Missa do Galo (cofotografia/ Hélio Silva); 1982- Só no Carnaval (Curta Metragem); 1983- Cinema Paraibano – Vinte Anos (Curta Metragem); A Difícil Viagem; 1984- O Príncipe de Fogo (Curta Metragem); 1985- Brasília, Uma Sinfonia (Curta Metragem) (cofotografia/ Fernando Duarte e César Moraes); Duas Vezes Mulher (Curta Metragem) (cofot. Edgar Moura); Igreja da Libertação (MM); Pedro Mico; A Rocinha Tem Histórias (CM); 1986- Com Licença, Eu Vou à Luta; A Espera, Um Passatempo do Amor (CM); Geléia Geral (CM); 1986/1988- Uma Questão de Terra; 1987- Churrascaria Brasil (CM); Dama da Noite (CM); O Inspetor (CM); João Cândido, Um Almirante Negro (CM); Os Trapalhões no Auto da Compadecida; Terra para Rose (cofot. Fernando Duarte); No Rio Vale Tudo (Si Tu Vas a Rio...Tu Meurs) (França/Brasil); 1987/1990- Césio 137- O Pesadelo de Goiânia; Círculo de Fogo; 1989- Brasília, a Última Utopia (episódio: A Paisagem Natural e A Capital dos Brasis); Que Bom Te Ver Viva; Sonhei Com Você; 1990- O Mistério de Robin Hood; Uma Escola Atrapalhada; Blues; 1990/1992- Conterrâneos Velhos de Guerra (cofot. Alberto Cavalcanti, David Pennington, Fernando Duarte, Jacques Cheuiche, Marcelo Coutinho e Waldir de Pina); 1991- Assim na Tela Como no Céu; Nosso Amigo Radamés Gnatalli (cofot. Fernando Duarte); 1991- O Canto da Terra (MM) (dir., fot.) (codir. e cofot. Paulo Rufino e Marcelo Coutinho); República dos Anjos; Os Trapalhões na Árvore da Juventude; 1992- A Babel da Luz (CM); Calor Corazón (CM); Ecoclip, Planeta Água (CM); 1994- Erotique (episódio brasileiro: Final Call); 1995- Canudos: As Duas Faces da Montanha (CM); Cinema de Lágrimas; Socorro Nobre (CM); Zweig: A Morte em Cena (MM); Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts) (Brasil/EUA) (cofotografia/ Cesar Charlone, Pedro Farkas, Carlos Pacheco, José Roberto Eliezer e Lúcio Kodato); 1996- Pequeno Dicionário Amoroso; Terra Estrangeira (Brasil/Portugal); 1997- Buena Sorte; O Amor Está no Ar; Central do Brasil; 1999- Adão, ou Somos Todos Filhos da Terra (Curta Metragem); O Primeiro Dia; Texas Hotel (CM); Notícias de Uma Guerra Particular (Média Metragem); 2000- Amores Possíveis; Passadouro (Curta Metragem); Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão; 2001- A Canga (Curta Metragem); A Composição do Vazio (Curta Metragem) (cofotografia/ Jacques Cheuiche e Dante Peló); MAM: S.O.S. (Curta Metragem) (direção); Meu Filho Teu (Um Crime Nobre); Lavoura Arcaica; Abril Despedaçado; Janela na Alma (dir., fot.) (codir. João Jardim); 2002- Dercy Beaucoup (CM); Madame Satã; 2003- Amarelo Manga; Carandiru; Glauber o Filme, Labirinto do Brasil (cofotografia/ Fernando Duarte, Américo Vermelho, Erick Rocha, Marcelo Garcia, Philippe Constantine, Stephan Hess e Sil); Lunário Perpétuo (direção); 2004- Entreatos; Cazuza – O Tempo Não Para (direção) (codireção Sandra Werneck); O Veneno da Madrugada; 2005- Crime Delicado; A Máquina; Moacir – Arte Bruta (direção); 2006- Baixio das Bestas; BerlinBall (CurtaMetragem); O Céu de Suely; O Engenho de Zé Lins; 2007- Chega de Saudade; Cleópatra; Edu Lobo – Vento Bravo; Nove de Fevereiro (direção); Santiago; 2008- A Erva do Rato; O Homem que Engarrafava Nuvens; 2009- Budapeste (direção); Sonhos Roubados; 2010- O Início, O Fim e o Meio, Raul Seixas (direção); A Grande Jogada.

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